INFO 3C __________________________ COOL & CULT & CUTE. DAQUI, DE LÁ OU DE QUALQUER LUGAR
.

SURFACE DESIGN by DBStudio

junho 14, 2007

O Epicureo, o Cínico e o Primogênito



Gosto muito das palavras: de escrevê-las, digitá-las, lê-las.

  • E gosto muito de falar - na verdade adoro.
  • Gosto também de ouvir e aprender;
  • de concordar ou discordar,
  • de refletir.

  • (Devo gostar muito mesmo porque comecei a assobiar aos 9 e a falar aos 11 meses.)
  • Meu primeiro apelido foi...vitrolinha (se tivesse nascido em 2006, seria ...MP3zinha?)!
  • Coitadinho dos meus pais, marinheiros de primeira viagem - alguém merece?

Quando meu sobrinho era pequeno, num churrasco em família, eu disse a ele:

  • - Victor, sabia que você é o primogênito?
  • - Não sou não, Mônica !

Obs.: nenhum dos meus sobrinhos me chama de "tia". Não somos mesmo uma família "hierárquica": eu sempre tratei minha avó materna - que nasceu antes de 1900 - por "você"; sem stress.

  • - É sim, Vic, você e seu pai.
  • - Não somos, não!
  • - São sim e eu também. Aliás, você sabe o que significa "primogênito"?
  • - Não.
  • - É o filho mais velho.
  • - Ah, tá!

Agora que esse cara já cresceu (mais do que eu, o que, sinceramente, é fácil), da próxima vez que o encontrar, vou dizer:

  • - Cara: você seria epicureo ou cínico?
  • Se ele tiver lido meu blog (a audiência começa em família), vai saber que sou "só elogios".
  • Afinal, "Epicuro" era o filósofo da ética do prazer.
  • E os "cínicos" acreditavam que a verdadeira felicidade consiste em se libertar das coisas casuais e efêmeras.

Leitura:

  • "O Mundo de Sofia"
  • Jostein Gaarden
  • Cia. das Letras