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SURFACE DESIGN by DBStudio

junho 22, 2007

Sadomaso Marketing


  • O marketing é uma "ciência" fascinante.
  • Se não faz vender areia no deserto, é capaz de despertar um furor consumista só porque é...São João!
  • Observando os comerciais na TV neste período (junho), pude observar a quantidade de comerciais que evocam o santo como pretexto de vendas.
  • E não estou me referindo à canjica ou ao chapéu de palha - me refiro mesmo é a...eletrodomésticos!
Que paradoxo!
  • No "fashion business", o marketing aflora: a genialidade de um estilista é o meio de fazê-lo vender não exatamente o show(n) na passarela.
  • A passarela é o meio de conceituação da marca - ou do estilista - que desencadeará a venda de um mix acessível - afinal, isso é o que a classe média (mantenedora do capitalismo) consegue, de fato, consumir.
  • Exemplo internacional, são as top grifes (Chanel, Dolce & Gabbana, YSL, etc.) cujos "desfiles-espetáculo" geram o consumo pela "massa" de bolsas, óculos e perfumes (afinal, é isso o que cabe no bolso da classe média, certo?).
Eu, solenemente, aplaudo de pé (em coro) um dos maiores estilistas mundiais contemporâneos: o brasileiro Alexandre Herchcovith.
  • Através de sua arte, tornou-se evidente.
  • Assina objetos para casa, tênis, sandálias...
  • ...desejos acessíveis!
  • E belos.
  • E ímpares.
  • Caveirinhas simpáticas e cheias de estilo.
  • "Às vezes sou muito emocional, mas penso na forma racionalmente."
  • (Alexandre Herchcovitch)