INFO 3C __________________________ COOL & CULT & CUTE. DAQUI, DE LÁ OU DE QUALQUER LUGAR
.

SURFACE DESIGN by DBStudio

setembro 01, 2008

Eco-snob e outros Comportamentos

  • Continuando o post anterior...
  • Recentemente (em julho passado) concluí o curso de "Previsão de Tendências" (ou "Trends Forecastings", de acordo com a denominação original) na PUC-RJ.
  • Depois de alguma teoria, o objetivo era identificar tendências: algo que o comportamento atual sinaliza como sendo uma preferência a ser assimilada por uma boa quantidade de indivíduos (leia-se consumidores e empresas).
  • Dá-lhe pesquisa!
  • A turma foi dividida em grupos: o meu escolheu o sujeito bacana ("cool") e coletivo (que "não olha só pro seu umbigo").
  • Na hora do "naming", sugeri "batizarmos" esta criatura que surge (ou esse jeito novo de ser e de viver) de Coolective.
  • Mas quem é, efetivamente, essa gente?
  • É quem pensa na qualidade total do produto - leia-se procedência.
  • Por procedência entenda-se não só de insumos, mas (e principalmente) de métodos.
  • Quem aplaude a ética - e assim opta por ornar-se, vestir-se, pintar-se, consumir.
  • Ético, informado. Boho-hippie & eco-chic!
  • Eco-SNOB!
  • Como jurássica PETA-lover, fiquei muito, mas muito mesmo "orgulhosa" de que a "causa" (minha há mais de 1 década) esteja sendo, finalmente, consumida.
  • O fato é que o "mercado" já está dando frutos (vide a recente Boho magazine).
  • Já não considero o "cooletivismo" uma tendência.
  • A tendência consumou-se: já se tornou um modus vivendi.
  • Uma forma básica de consumir-se oxigênio.
  • Por muito mais gente do que há + de 10 anos atrás.
  • Depois de alimentos orgânicos, viva o consumidor orgânico e a beleza integral!
  • Este e outros trabalhos, perfeitamente pontuado pela Paula (Acioli, participante do grupo que identificou o "Behage", cujo CV fala por si), "estão saindo do metier acadêmico e entrando no empresarial".

Evento: 1º seminário de Design/Trends Forecasts

  • Local: PUC - RJ
  • Dia 24 setembro, às 19horas.
  • Trabalhos a serem apresentados:
  1. BEHAGE (a idade é identidade?)
  2. COOLECTIVE (a ética sustentável)
  3. DIFFOCASION (a ocasião faz o sujeito)