INFO 3C __________________________ COOL & CULT & CUTE. DAQUI, DE LÁ OU DE QUALQUER LUGAR
.

SURFACE DESIGN by DBStudio

março 25, 2009

A Dúvida na Certeza

1
  • Nascida em 1950, a artista conceitual Jenny Holzer interfere, de forma pulgente, na paisagem.
  • O foco de seu trabalho é o uso de palavras e idéias no espaço público.
  • É, acima de tudo, uma poeta urbana contemporânea, cuja arte é (adequadamente) quebrada, contida, movida a bits e bites, como um relâmpago.
  • Composta de espasmos.
  • A arquitetura e a geografia das cidades são o cenário para suas intervenções.
  • Embora lute contra a massificação cultural, sua arte é pública. É pop.
  • Pacificamente marcial.
  • Utiliza os 6 sentidos.

"Eu sinto 5 coisas e a mim mesma".

  • A princípio agride: sua linguagem é o truísmo (via afirmações claras e auto-evidentes).
  • No caminho, antagonicamente, defende-se: busca respostas.
  • Descreve a sua deriva. Ou a de todos nós.
  • E roga:

"Proteja-me do que eu quero."

  • O foco de Holzer captura (e verbaliza) a banalidade, a sobrevivência, as pedras, as guerras, mães e filhos, os encontros e as frustrações, a luxúria, enfim, o arco-íris e o cinza que permeiam a existência.

"eu entro / eu te vejo / eu te observo / eu te examino / eu te espero / eu te faço cócegas / eu te provoco / eu te respiro / eu converso / eu rio / eu toco no seu cabelo / você é a pessoa / você é a pessoa que fez isso comigo / você me pertence / eu te mostro / eu te sinto / eu te pergunto / eu não pergunto / eu não espero / eu não te pergunto / eu não posso te contar / eu minto / estou chorando muito / havia sangue / ninguém me contou / ninguém sabia / minha mãe sabe / eu esqueço seu nome / eu não penso / eu escondo minha cabeça / eu escondo sua cabeça / eu escondo você / minha febre / minha pele /..."

  • Viajemos pois, na boléia de Jenny Holzer.
  • Pelo tempo, ao redor do mundo.

  • Imagem 1: Capa de um livro que ganhei de presente (em 1999) de quem "eu sei que vou amar por toda a minha vida."