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SURFACE DESIGN by DBStudio

maio 07, 2009

Moda G

  • O conceito da palavra "grife" ultrapassa a semântica.
  • Para ser "griffe" não basta ter uma (literalmente) etiqueta.
  • É necessário ter um estilo inconfundível, fazer moda com nome e/ou (no mínimo) sobrenome.
  • O ápice do reconhecimento acontece quando um mero símbolo é capaz de (além de identificar o produtor) agregar valor ao produto.
  • Mas ao alcançarem tal status, as "estrelas da moda" colhem infortúnios pelo caminho.
  • São plagiadas. Ou alegam ser.
  • Por isso, a francesa "Gucci" entrou com uma ação na justiça de Nova York contra a marca popular americana "Guess?".

Guess?

  • Motivo: o uso das listas verde e vermelha e/ou da letra "G", ícones da Gucci.

Gucci

  • Para ela, a Guess? estaria tentando deliberadamente "Guccizar" sua marca.
  • Segundo a Bloomberg, além de reparação por prejuízos financeiros, a grife francesa requereu a destruição de todos os produtos que infrinjam os direitos de "marca registrada".