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SURFACE DESIGN by DBStudio

junho 08, 2009

A Forma da Moda

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  • SHAPE é o título da 3ª Arnhem Mode Biënnale que acontece de 6 de Junho a 6 de Julho.
  • A bienal da moda dos Países Baixos é uma iniciativa da cidade de Arnhem e da Arnhem Academy of Art and Design.
  • Nela apresentam-se prestigiados designers internacionais e talentos ainda desconhecidos.
  • Neste ano, mais de 80 grifes participam do evento (dentre elas Lanvin, Raf Simons, Hussein Chalayan, Jil Sander, Rick Owens, Martin Margiela, Comme des Garçons e Viktor & Rolf).
  • Exibições, shows, filmes, workshops, performances, publicações e simpósios revelam que moda é mais do que apenas roupas, sapatos e bolsas.
  • É raciocínio e devaneio.

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  • O tema deste ano é a forma – SHAPE.
  • E como ela é alcançada?
  • Com visão, material, conceito e construção.
  • Durante esta bienal, dezenas de artistas da moda demonstram que há mais de um caminho na busca de formas excepcionais.

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  • Jil Sander, por exemplo, na coleção de verão 2008, utilizou elementos geométricos.
  • E Lanvin utiliza a “moulage” (técnica antiga - tem mais de 150 anos - de criar roupas em 3 dimensões, ou seja, no corpo do manequim. O método foi criado por Madeleine Vionnet, que também inovou ao estabelecer o corte em viés e os drapeados) como base para seus vestidos.
  • Essas e outras referências guiam o público pela exploração dos aspectos da forma.

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Uma das 15 mascote da Arnhem que vestindo uma roupa da loja que a exibe.

  • Por isso o diretor artístico da bienal, Piet Paris, dividiu a a exibição em 3 partes que retratam os 3 caminhos que originam a forma: tradição, assombro e conceito.
  • A tradição é representada por designer como Jil Sander, Christopher Kane, Lanvin, Calvin Klein, Rick Owens, Proenza Shoulder e Giambattista Valli que desenvolvem seus modelos em moldes feitos à mão e moulange.

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  • O intangível, exemplificado pelo método de criação de Rodarte, Sandra Bucklund, Comme des Garcons, Thom Browne e Andrea Ayala: esse grupo, segundo Paris, cria com base em seu próprio mundo experimental.

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  • E o conceito está representado por Hussein Chalayan, Maison Martin Margiela e Viktor&Rolf.

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  • Outro destaque são os chapéus do mago "milliner" Stephen Jones (em cuja lista de clientes estão Marilyn Manson, Pink, Gwen Stefani e Beyonce Knowles).

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"Em momentos difíceis, temos que deixar a vida mais fácil para as mulheres.
Temos que oferecer o sonho."
Alber Elbaz


Imagens:

  1. Phyllis Cohen
  2. Madeleine Vionnet (reprodução)
  3. Jil Sander (reprodução)
  4. Arnhem
  5. Lanvin (Elle)
  6. Rodarte
  7. M.M.Margiela (Vogue)
  8. Stephen Jones