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SURFACE DESIGN by DBStudio

setembro 28, 2009

Nota Fashionômica

  • Quem trabalha na área financeira já se acostumou à sigla M&A (fusões e aquisições, ou do original, "mergers and acquisitions" em inglês).
  • Nas fusões, companhias sinérgicas unem-se com o objetivo de obter vantagem mercadológica.
  • Nas aquisições, o controle do negócio é comprado por outra empresa.
  • Este movimento, de certa forma recente no setor de vestuário, vem se tornando cada vez mais comum.
  • Sinal dos tempos.
  • No exterior, 3 grandes conglomerados financeiros destacam-se na detenção do controle de marcas que assinam estilos diferentes.

  • A LVMH (Moët Hennessy Louis Vuitton), holding francesa, administra as etiquetas Christian Dior, Emilio Pucci, Donna Karan, Dom Pérignon, Tag Heuer, Marc Jacobs, etc.
  • A também francesa PPR (Pinault-Printemps-Redoute) tem em seu ativo marcas como Fnac, Gucci, Balenciaga, Alexander McQueen e Stella McCartney.
  • Sob a holding Richemont estão tanto joalherias e relojoeiros famosos (Mont Blanc, Cartier, Van Cleef & Arpels) quanto a grife Chloé.
  • A estrutura da parceria design-financeira é simples: o estilo das marcas fica a cargo do diretor de criação (o artista) enquanto o plano de negócios (investimentos, metas, marketing, etc.) é administrado por... burocratas.
  • No Brasil, a InBrands é uma holding que investe em empresas do "setor de consumo de alto padrão".
  • Em seu portfolio há marcas como Ellus, Isabela Capeto, Alexandre Herchcovitch, SPFW, Fashion Rio e a Revista Mag!.

  • A coluna de Anselmo Góes (no O Globo, 27 Setembro), com o título "Namoro de luxo", informa: "a Inbrands, empresa dos sócios do Pactual, está conversando com a Daslu."
  • Esse "namoro sinérgico" faz sentido.
  • Em 1º lugar, a Daslu (multimarca paulista que nos últimos meses foi acusada de sonegação fiscal) revende grifes internacionalmente famosas.
  • Em 2º, com o destaque que os números da economia brasileira apresenta, algumas dessas grifes optaram por abrir suas próprias lojas no Brasil (notadamente em São Paulo).
  • Além, várias dessas grifes, percebendo que entre o top e o "botton" há a classe média, têm uma segunda marca mais "pop" (Miu Miu, Marc by..., Chloé by Sea, Armani Exchange, etc.).
  • Será que caso o flerte entre a InBrands e a Daslu acabe em casamento veremos o nascimento de algo como uma "Daslu Exchange"?
  • Será? Aguardemos.

“A moda ainda é um negócio em construção no Brasil e é o mercado que vai organizar o futuro. Os estilistas serão os maiores beneficiados por essa parceria”


Paulo Borges

(fundador da Luminosidade, idealizador do SPFW, sócio da InBrands)


Imagens: reproduções (via Google)