INFO 3C __________________________ COOL & CULT & CUTE. DAQUI, DE LÁ OU DE QUALQUER LUGAR
.

SURFACE DESIGN by DBStudio

novembro 07, 2009

Modelagem Vitruviana

1
  • Lendo ontem no Fashion Bubbles um artigo de Sueli Schmitt sobre as vitrines de NY, me deparei com esta calça.

  • Quem assina o modelo à la dhoti, sarouel ou cenoura é Giorgio Armani.
  • Fiquei imediatamente encantada pela peça (masculina, mas eu queria pra mim!) e escrevi para a autora (editora do blog Blue Caffe), que gentilmente me cedeu o direito de usar a foto.
  • Mas o que esta calça tem de tão especial?
  • A proporção.
  • Me lembrou o Homem Vitruviano, desenho de Leonardo da Vinci feito no século XV, uma figura masculina com os braços inscritos num círculo e num quadrado. A cabeça é calculada como sendo um oitavo da altura total. A ilustração é conhecida como Cânone das Proporções. (1)
  • A cenoura/dhoti/sarouel by Armani é larga na medida certa, sem panejamentos desnecessários, como vemos em tantas modelagens por aí.
  • Alguns estilistas alcançam um grau de excelência tão alto que o preço de suas peças se justificam.
  • Não mais pela exclusividade das formas - afinal estamos na era da comunicação "real time", o desfile de hoje aparece reproduzido na vitrine alheia "depois de amanhã" - mas pela qualidade delas.
  • Alguns desses gênios da costura já declararam que não temem as cópias, cada vez mais rápidas e numerosas.
  • Jean Paul Gaultier declarou que "pirataria é o que a moda faz o tempo todo".
  • Para Karl Lagerfeld, as cópias são uma homenagem à moda.
  • Palavras de 2 cavalheiros geniais!

PS: O nome deste modelo de calça costuma gerar controvérsias.

  1. Dhoti: "originalmente é feita sem costuras; originária da Índia";
  2. Sarouel: "tem o cavalo mais baixo; é originária da África do Norte";
  3. Cenoura: "gancho mais baixo, cintura mais alta, larga nas coxas, afunilando até os tornozelos."
  4. Ah, tinha me esquecido de Harém: "modelo abaulado, preso ou afunilado".
  • Definições pescadas no Google - se souber de mais alguma, me avisa, tá?