INFO 3C __________________________ COOL & CULT & CUTE. DAQUI, DE LÁ OU DE QUALQUER LUGAR
.

SURFACE DESIGN by DBStudio

março 22, 2010

Malha, Moda Milenar

(1)

  • Quando a gente escolhe uma roupa de malha, a primeira imagem que, aposto, vêm à sua cabeça também é o "estica e puxa".
  • E volta pro lugar, pelo menos durante um tempo, variável de acordo com a qualidade da mercadoria.
  • Tecidos de malha têm o status de conforto, mas não gozam de "status", afinal quem pensa neles quando o evento é especial, importante, chic?
  • De um tempo pra cá - graças à tecnologia têxtil - a mistura de fibras elásticas conferiu aos tecidos planos (rígidos à princípio por causa de sua construção ou estrutura) elasticidade.
  • Um ótimo exemplo é o denin misturado ao elastano, matérias primas do jeans stretch.
  • Com relação à malha, sua origem remonta a 1000 aC.

"No museu de Leicester encontra-se uma meia de malhas, escavada do Antinoe, no Egito, e que foi datada do século V d.C. Isto comprova a habilidade manual das pessoas daquela época. A ilustração mais antiga de uma vestimento de malhas foi pintada pelo Mestre Bertram (1345-1415), representando a Virgem Maria, produzindo um tecido de malhas circular (sem costura) para Jesus...

Posteriormente, a técnica da malharia estabeleceu-se na Grã-Bretanha e, por volta de 1488, o Parlamento controlava o preço dos gorros.

Henrique VII foi o primeiro monarca a usar meias de malhas. " (2)

  • São 4 as principais ligações básicas da malharia:
  1. MEIA MALHA (JERSEY): estrutura mais simples de uma malha. As camisetas da linha World da Hering possuem este tecido e quando aliadas ao elastano, proporcionam ao artigo um ótimo caimento, maior durabilidade e possuem a capacidade de moldarem-se ao corpo em seus movimentos.
  2. MOLETOM: estrutura de malha que tem o entrelaçamento feito de tal forma que os fios da malha, no interior, fiquem "flutuantes", ou seja, aliado a um processo de peluciagem ele oferece maior aquecimento do corpo não deixando que o calor se transporte para fora do corpo.
  3. PIQUE: estrutura de malha com nome originado da França. Possui uma aparência e textura que favorecem as camisas de gola pólo. A Cia.Hering produz um pique que é considerado o melhor em termos de encolhimento no mercado.
  4. RIBANA: estrutura feita em teares de dupla frontura, ou seja, uma face da malha é diferente da outra. Estas faces podem ser trabalhadas ou lisas, proporcionam um alto alongamento e elasticidade capacitando desta maneira que o tecido se molde e acompanhe os movimentos do corpo. (3)

Notas:

  1. Tecidos de malha são compostos por curso (horizontal) e coluna (vertical).
  2. Denin: é um tipo de tecido de algodão em que somente os fios do urdume (longitudinal) são tingidos com corante índigo, normalmente com ligamento sarja. É a matéria-prima para a fabricação de artigos Jeans. (4)
  3. Elastano: filamento sintético conhecido por sua excepcional elasticidade, mais conhecido pelos "nomes fantasia" (marcas registradas dos fabricantes) como lycra e spandex. É o "maior concorrente" da borracha. (4)

Fontes:

  1. The Eifman Ballet of St. Petersburg
  2. Sindimalhas
  3. Glossário Budi
  4. Sindimalhas
  5. Wikipedia