INFO 3C __________________________ COOL & CULT & CUTE. DAQUI, DE LÁ OU DE QUALQUER LUGAR
.

SURFACE DESIGN by DBStudio

março 02, 2010

Visto logo Existo

  • Fashionista, fashion victim ou nada material, toda "garota" sabe que milhares de anos pós Miss "Evita", tornamo-nos fadadas a nos cobrir.
  • De fibras (*) naturais ou químicas (artificiais ou sintéticas).
  • O que? Hein?
  • Com o que são feitos os tecidos que nos cercam?
  • Aí vai um resuminho. (**).

1. Acetato: maiores aplicações estão na produção de filtros para cigarros, rendas, cetins e material de estofamento.
2. Acrílico ou Poliacrílico: substituto da lã.
3. Alginato (de sódio): tingimento reativo.
4. Amianto: antigo antichamas, substituido pelo Kevlar (®)
5. Borracha: elástico de underwear.
6. Brim: tecido forte com desenho em sarja, cuja matéria prima é o algodão. Ex.: jeans.
7. Crepe: é um tipo de fio (torção dada a diversos fios como: seda, lã, algodão, viscose, poliéster).
8. Devorê: tecido que apresenta desenhos com efeitos de transparência, produzido a partir de um tecido com fio celulósico combinado com um fio de fibras sintéticas, estampado com produto corrosivo que destrói a fibra celulósica. A imitação do devorê recebe o nome de “flocagem”.
9. Dicron: malha de stretch, elaborada com microfibra e elastano que garantem a maciez e a elasticidade da peça.
10. Dry Fit: conceito utilizado para definir o tecido feito com poliamida e elastano, ou seja, o Suplex.
11. Helanca: tecido elástico para calças e bermudas, produzido com fio de poliamida texturizado.
12. Lã: fibra natural de origem animal, macia e ondulada obtida principalmente do pelo das ovelhas domésticas, e de outros animais como o camelo, a alpaca, as cabras de Angorá e de Kashmir, a lhama e a vicunha, e utilizadas na fabricação de tecidos.
13. Laise: tecido leve de algodão, com aplicação de bordados
14. Linho: fibra natural de origem vegetal de aspecto rústico; combinado com a viscose torna-se bastante favorável ao processo de tingimento (adquirindo maior resiliência).
15. Lona: tela pesada de algodão. Matérias-primas: algodão, poliéster, poliamida, etc. Utilização: confecção de bolsas, tênis, barracas, cadeiras de praia..., etc.
16. Lycra: fibra sintética inventada pela Du Pont, pertence à classificação genérica elastano das fibras sintéticas (conhecida como Spandex nos E.U.A. e Canadá). Pode ser esticado, quatro a sete vezes o seu comprimento, retornando instantaneamente ao seu comprimento original quando sua tensão é relaxada. Resistente ao sol e água salgada, e retém sua característica flexível no uso e ao passar do tempo.
17. Organza: tecido fino e transparente, de trama simples, em geral de fio poliamida, e mais encorpado e armado que o organdi.
18. Oxford: tecido originário de Oxford, Inglaterra, de algodão, com desenho tafetá (2x2) e com densidade idêntica de urdume e trama. Inicialmente este tecido era composto de puro algodão, porém atualmente vários paises também fabricam este tecido tendo sua composição em poliéster.
19. Panamá: tecido de algodão, de seda artificial ou de fibra sintética
20. Percal: tecido leve de algodão, ligamento tafetá
21. Poliamida (Náilon): fibra química, de polímero sintético, também conhecido como "Nylon". "Náilon", considerada a mais nobre das fibras sintéticas. Associada ao algodão oferece um produto extremamente confortável e com ótima absorção de umidade, excelente para camisaria.
22. Poliéster: fibra sintética, também conhecida como "tergal". O poliéster é utilizado em malharia, vestuários, 100% ou em misturas, pode ser utilizado tanto para camisaria, quanto para parte de baixo.
23. Polipropileno: forrações de interiores e exteriores, na fabricação de feltros e de estofamentos. 24. Percal: tecido leve de algodão, ligamento tafetá, muito denso, mas fino, utilizado principalmente para confecção de lençóis e fronhas.
25. Poliamida (Náilon): fibra química, de polímero sintético, também conhecido como "Nylon". "Náilon", considerada a mais nobre das fibras sintéticas. Fabricação de roupa de baixo, blusas, camisas e impermeáveis, pára-quedas, redes contra insetos, suturas para cirurgia e fibras resistente à tração, utilizado 100% ou em misturas.
26. Poliéster: fibra sintética de alta performance, também conhecida como "tergal". O poliéster é utilizado em malharia, vestuários, 100% ou em misturas, inclusive para camisaria.
27. Polipropileno: aplicação não relevante na indústria têxtil de vestuário. Aplicações em forrações de interiores e exteriores, na fabricação de feltros e de estofamentos.
28. Rayon: fio ou tecido artificial composto a partir da celulose. No princípio foi chamado de seda artificial.
29. Rami: excepcionais qualidades têxteis que são completadas por seu aspecto leve e fresco, capaz de absorver a transpiração corporal.
30. Sarja: nome usado para tipo de ligamento ou tecido (seda, lã, ou algodão).
31. Seda: muito macia leve e confortável; não provoca irritações na pele; baixa resistência; desbota quando exposta ao sol e à transpiração; não resiste a produtos químicos; atacada por traças e insetos; exige muitos cuidados na lavagem e tratamento.
32. Stretch: do inglês, esticar. É aplicável o tecido com elasticidade obtida através de filamentos de poliéster texturizado ou de fibras.
33. Suplex ®: fibra DuPont Sudamerica S/A é indicado para tecidos esportivos, visto que alia as propriedades das malhas de algodão, conferem maciez e flexibilidade a peças confeccionadas, em adição a durabilidade e resistência do nylon (poliamida).
34. Trilobal: filamentos contínuos de poliéster especial.
35. Tule: tipo de renda, semelhante ao filó de algodão ou poliamida.
36. Tweed: tecido de lã cardada, grosso e rústico.
37. Viscose: fibra artificial. Utilizada pura ou em combinação com outras fibras. Segmentos: tecidos planos, malhas, cama, mesa, banho, bordados e linhas.



(*) ou filamentos

(**) Fonte: Regil