INFO 3C __________________________ COOL & CULT & CUTE. DAQUI, DE LÁ OU DE QUALQUER LUGAR
.

SURFACE DESIGN by DBStudio

abril 29, 2010

Custo x Valor: Dilema do Consumidor

  • Conheço uma criatura que avisa que odeia, com todas as letras e números, lojinhas de "X e noventa e nove"!
  • Mulher consciente, antenada com o sucateamento precoce e programado dos bens, ela pergunta a si e a todos, o tempo todo:

"Qual é o destino das coisas?"

"Pra onde vai o lixo?"

"Como as coisas funcionam?"

  • Porque o planeta é finito, a cada vez que as "deletamos", as "coisas" vão parar em algum lugar e não há, ainda, usina de reciclagem que de jeito (ou destino nobre) neste "chorume" produzido pela nossa sociedade de cultura de consumo.
  • A "racional consumidora" explica que lojinhas "baratosas" vendem aquilo que custa barato, dura nada, satisfaz pouco e vai pro lixo rápido.
  • Que tais "entrepostos" são "nefastos": lá, a gente não compra o que gosta ou precisa: compra o barato. Que sai caro! Afinal, o planeta "somos nós"!

(Olha aí um jargão bom, bonito, mas... caro!)

  • Ela também não se conforma com os preços das grifes. Não entende como uma T-shirt custa "x" numa loja e "10x" em outra. Segundo ela, as Ts são "iguaizinhas!".
  • Mas não são não, querida. Tudo tem um porquê na vida.
  • O preço é diferente porque o custo é diferente. O valor é outro, mas este a gente muitas vezes não vê.
  • Hoje, assisti a uma palestra, na Casa França Brasil, da equipe de criação da Osklen: marca carioca de nascença, cosmopolita por vocação e cultura.
  • O diretor criativo e sua equipe, generosamente, explicaram o processo de criação da última coleção (Trópico de Capricórnio) especialmente, à platéia.
  • Desde a geração do "tema" até o produto final colocado nos pontos de venda - próprios ou não, no Brasil e no exterior.
  • O "start" de cada coleção parte das viagens, das andanças, da vivência de Oskar Metsavaht, diretor de criação.
  • Depois do briefing, sua equipe "rala", inclusive testando formas até chegar ao resultado final.
  • Detalhe: a trilha sonora dos desfiles é cria da casa, inédita até o dia D!
  • Isso tudo custa. Inclusive tempo.

(Cultura e tempo, bens valiosos...)

  • Aí reside a diferença entre o custo e o valor.

Certas coisas custam, outras valem.

  • Se cabem ou não no bolso é uma outra história.

PS: promover o desenvolvimento sustentável é uma das missões da Osklen, há tempos (vide o Instituto e).


Imagem: Osklen