INFO 3C __________________________ COOL & CULT & CUTE. DAQUI, DE LÁ OU DE QUALQUER LUGAR
.

SURFACE DESIGN by DBStudio

setembro 19, 2010

Design é História

1

  • Quando a gente para e observa o mundo antigo, é difícil imaginar que lá nascia a modernidade.
  • De fato, desde o tempo das cavernas, evoluimos, principalmente do ponto de vista tecnológico (*).
  • De agulhas e linhas feitas, respectivamente (**), de ossos e de tendões animais, chegamos, no século XVIII, à Revolução Industrial, o passaporte à Era Moderna.
  • E foram tantas as modificações que as máquinas trouxeram à vida do cidadão naquela época - de novos materiais (hoje em dia tão comuns, como vidro e ferro) ao conceito de sanitarismo (como saúde pública e não mais somente uma questão de foro íntimo)...
  • Contra a produção moderna, houve um movimento específico que influenciou o design como o conhecemos hoje: o Arts and Crafts.
  • O "pai" da "ideologia" foi um inglês, William Morris, que não se conformava que as impessoais máquinas acabariam com o trabalho vital dos artesãos.

  • Fazendo curta uma longa história (vai que desta vez consigo), ele idealizou trabalho de qualidade feito em quantidade. Só se esqueceu que"obras primas" costumam ter preço "elitista".
  • Ideologias à parte, da "Artes e Ofícios" de Morris surgiu o 1º movimento estético do design: o Art Nouveau.

  • Sinuoso, floral, ramificado, orgânico, "feminino". Findo em 1914, à 1ª GGM.
  • A 2ª estética de artes aplicadas (mobília, arquitetura, decoração) reconhecida mundialmente chama-se Art Decò (ratifs), e acontece no período entre guerras. Um de seus ícones é o Chrysler Building (1).
  • Leque de formas, influências étnicas (descoberta do túmulo de Tutancamon, Darwin , oriente, balé russo, etc.), surrealismo, construtivismo, cubismo, neo classicismo. O ecletismo, de tão exagerado, acabou resumido à estética kitsch, perdendo o charme. Recuperado posteriormente.
  • Pós "arte decorativa", o mundo experimenta o antidesign, o pop design, o recente design gráfico e, "cego" de novas formas, relê o vintage e mistura estilos, sob a égide do ecletismo.

Mas a essência social permanece:

  • Na crises, o design tende a ser mais utilitário.
  • Em tempos prósperos, anti racional.

Design é forma e função.

Condicionados a valores sociais. E condições tecnológicas.

Design é história.

  • * Eticamente, há controvérsias...
  • ** Termo "vintage"?

Imagens: Google