INFO 3C __________________________ COOL & CULT & CUTE. DAQUI, DE LÁ OU DE QUALQUER LUGAR
.

SURFACE DESIGN by DBStudio

fevereiro 21, 2012

Penosa Folia Têxtil


Espectadora remota, vejo alguma coisa da festa de Momo, ou de relance na cidade, ou pela tela da TV. Em bloco ou à avenida "vou não, posso não", mas admiro - muitas vezes estupefata - os foliões.
Quanto empenho dessa gente feliz, que trabalha prazerosa e generosamente em prol do setor turístico, que agradece penhorado.
A economia está além de cálculos e projeções: é ciência social.
A moda - outro espelho de comportamentos - também está intimamente presente no evento anual, e hoje, o que se viu na dispersão de um grêmio recreativo na "Cidade do Samba" carioca foi... gente passando bem mal por conta do que vestia.
Roupa: cobertura de pele, cuja função é seduzir, velar, defender e ...aquecer! Em pleno verão tropical, sob 30 e mais graus à noite, quem merece "sapucar" - exercício aeróbico "queimador" de calorias - sob tecidos sintéticos (questão de custo/benefício), veludos ("fina" aparência), penas e plumas (farta imponência)? Quando a pele não respira, o corpo padece. Imagina a temperatura dos corpos dos "soldados" do samba!
Com relação às plumas, a realidade é mesmo triste, principalmente para quem tem consciência e coração "verdes", porque, é claro, a "indústria" não aguarda que elas se desprendam naturalmente dos corpos de seus donos para só então "upciclar" o "lixo derramado". A realidade é absurdamente cruel e obviamente desnecessária, dado que o motivo é vão (festa?!?). Pena que moda e ética ainda sambem em total descompasso. Muita pena dos donos das penas...

Imagem: Mocidade - 2012 - O Globo