INFO 3C __________________________ COOL & CULT & CUTE. DAQUI, DE LÁ OU DE QUALQUER LUGAR
.

SURFACE DESIGN by DBStudio

abril 17, 2012

Peixe Fashion

M.C. Escher
"A moda que vende é como uma peixaria: um peixe fresco, como uma jaqueta com o corte e a cor da última tendência, vende rápido e por um preço alto. Já o pescado de ontem deve ir para liquidação e, mesmo assim, boa parte vai encalhar."

O autor da frase é Amancio Ortega, fundador da Inditex. A matriz do grupo fica perto do porto de La Coruña (Espanha). Para os consumidores, Inditex é Zara. Para os analistas financeiros, a empresa é um case de sucesso.

Um dos diferenciais desta gigante da "fast fashion" (que tem como rival a sueca H&M), é que enquanto o "mercado" vende o que é feito na China (onde a falta de regulamentação das leis trabalhistas barateia a produção), mais de 50% dos fornecedores da Zara são espanhóis, portugueses e marroquinos.
A opção por fornecedores "locais" custa mais sim, porém a logística mais enxuta garante à rede maior mobilidade estratégica: em outras palavras, as encomendas (focadas não no que será desejado amanhã, mas no que o consumidor quer hoje), chegam rápido às lojas.
Resultado: na Zara, os peixes - ops, as mercadorias - são vendidas pelo preço cheio.
Em 2011, 70% da vendas da empresa ocorreram na Europa (25% na Espanha).
Os números de ontem são bons, mas para os investidores o futuro é o que importa.
A Europa está estagnada, e a Espanha enfrenta taxa de desemprego recorde (24.6%).
Na busca por novos mercados, a Inditex abriu, em 2011, 179 lojas "Zara" na Ásia (156 na China). E um (estratégico) outlet na 5ª Avenida, "coração das vitrine do mundo".

Peixaria/economia/moda/marketing e música: "se eu acontecer lá, aconteço em qualquer lugar, New York, New York..."

"...não podemos imaginar que algures por detrás da estrela mais longínqua do céu nocturno, o espaço possa ter um fim, um limite para além do qual nada mais existe. O conceito de vácuo diz-nos ainda alguma coisa, pois um espaço pode estar vazio (...), mas a nossa força de imaginação é incapaz de apreender o conceito de nada no sentido de ausência de espaço..." (Mauritis Cornelis Escher, 1959)

Info: The Economist (mar/2012)
Imagem: Aido Bonsai