INFO 3C __________________________ COOL & CULT & CUTE. DAQUI, DE LÁ OU DE QUALQUER LUGAR
.

SURFACE DESIGN by DBStudio

novembro 09, 2012

Tinta de Soja

Quanta gente, quando saí de casa rumo ao supermercado, leva uma "shopping bag" à tiracolo? Afinal, quem não se preocupa com o destino das tais "sacolinhas" plásticas que o comércio fornece? Em SP, o governo até que tentou probir a embalagem nada amiga do meio ambiente, mas voltou atrás. Porque é complicado... Às vezes, a gente passa na porta do mercado e se lembra de comprar alguma coisa que... não cabe na bolsa. Ou no bolso, no caso dos homens que não usam bolsa (os japoneses  - fashionistas - adotam há tempos!). No RJ (não sei se a lei é federal), os supermercados descontam centavos da conta do cliente se ele não utilizar as "sacolinhas plásticas" "nas compras acima de 5 itens".
Apesar da regra  mais "clara" do que pênalti, tem supermercado que instrui - desconfio - os caixas a  "esquecer" o tal desconto ("Isso é uma vergonha!"), então cabe à gente "ficar ligada".
Mas no "meu mundo perfeito", desconto é pouco. O correto seria o comércio utilizar obrigatoriamente sacolas oxibiodegradáveis (nem que seja para nos aproximar do "1º mundo" no quesito ecologia).
Enquanto essa "modernidade" não chega, muito me espanta que até "lojas de grife" embalem suas (ops!, nossas) mercadorias em ... sacolas plásticas. Distoa do "glamour".
Quem não pode se dar ao luxo de fornecer uma sacola de NT (tecido não tecido, tipo "Perfex" ) como a D&G faz (e dá orgulho de desfilar com ela por aí), que pelo menos embale a nossa "trouxa" em sacola de papelão.
E - "luxe" - que imprima a "moça" com... tinta de soja. Como a Nike (aqui mesmo, no Brasil).
Fiquei encantada! Branding é mais!

"A tinta de soja proporciona uma peça impressa de alta qualidade, com qualidade superior a alcançada com tinta base petróleo.
Naturalmente, tinta de soja contém baixo teor de VOC (compostos orgânicos voláteis), e seu uso pode reduzir as emissões que causam a poluição do ar.
Apesar da tinta de soja não ser totalmente biodegradável, devido à sua pigmentação e conteúdo de resina, é um produto considerado ambientalmente amigável, oferecendo diferentes graus de degradação."

Mais sobre a tinta amiga do meio ambiente .