INFO 3C __________________________ COOL & CULT & CUTE. DAQUI, DE LÁ OU DE QUALQUER LUGAR
.

SURFACE DESIGN by DBStudio

março 13, 2013

Franciscus


Foto: Gregorio Borgia / AP

Em qualquer canto do mundo onde há televisão, hoje à tarde, quem assistia TV parou para ver a fumaça branca saindo "antes da hora" da chaminé da Capela Sistina "dizendo": Habemus Papam!

O ritual deixou mais uma pergunta no ar: Quem será?

E minutos depois, a gente remotamente e uma horda de italianos (ou não) ao vivo conheceu Francisco (em latim, Franciscus) que por ser o primeiro, dispensa o "I" seguido ao nome ou não?).

Francisco ou Francisco I ?
Está explicado: ele só sera I quando e se houver um II
Bela e original escolha. Que São Francisco de Assis o guie para que a vida na terra melhore para todos.

Seu currículo diz que é um homem simples, que anda de metrô e faz sua própria comida. Aplaudível.
Escolhas à parte, o figurino do cargo demanda sapatos vermelhos camisa branca e túnica.


O discurso do Papa foi emocionante: achei grandioso ele agradecer a acolhida e pedir para que todos lá presentes rezassem para que ele fizesse o melhor trabalho possível.



Maravilhas da informática, segundos depois de anunciado, o perfil de Jorge Mario Bergoglio já aparecia como Papa Francisco na Wikipedia.


Simpático (lembra o Dalai Lama) e emocionado, disse: "Sabeis que o dever de um conclave é dar um bispo a Roma e parece que meus irmãos cardeais foram buscá-lo no fim do mundo, mas já estamos aqui." (*)

Na era da globalização, o cardeal argentino é o 1º papa não europeu em mais de 12 séculos.


Barack Obama, Presidente dos Estados Unidos: O novo Papa é um “defensor dos pobres e dos mais vulneráveis entre nós”. “Como primeiro Papa das Américas, a sua eleição também traduz a força e vitalidade de uma região que cada vez mais molda o nosso mundo, e ao lado de milhões de latino-americanos nós aqui, nos Estados Unidos, partilhamos a alegria deste dia histórico”.
Angela Merkel, chanceler alemã: “Além do cristianismo católico, muito esperem dele uma orientação, não apenas em questões ligadas à fé, mas também as que dizem respeito à paz, à justiça e à salvaguarda da criação”. “Saúdo particularmente o facto de, para os católicos da América do Sul, um dos seus ter sido pela primeira vez chamado à liderança da Igreja Católica”. “Desejo ao Papa Francisco I saúde e força”.
David Cameron, primeiro-ministro britânico, no Twitter:  “Um dia importante para 1200 milhões de católicos em todo mundo com a sua Santidade o Papa Francisco I a ser apontado como o 266º bispo de Roma”. (Fonte: Publico)

PS: a ("viuva dançante") Kirchner não deve ter gostado nem um pouquinho da frase *... Já os cidadãos das Ilhas Falkland (Falklands votam em referendo para provar que não querem ser Malvinas) ...